Tags

, , , ,

gramps-projectQuando comecei a pesquisar sobre a minha genealogia anotava os dados em qualquer lugar; em um pedaço de papel, bloco de notas. Depois, para ser mais organizado, passei os dados para uma planilha eletrônica, mas ainda assim, conforme coletava mais dados a planilha não era mais suficiente, foi ai que busquei por um programa com banco de dados estruturado para receber informações genealógicas. Como uso Linux a única opção foi o programa Gramps, mas para minha grata surpresa não foi só a única opção, mas a melhor, o mais completo programa para gerir dados genealógicos. Como está escrito na home page do web site do Gramps; “É um projeto comunitário, criado, desenvolvido e regido por genealogistas”.

Este é um programa completo, repleto de funcionalidades para gerir dados genealógicos. Como ele você pode cadastrar todos os dados e eventos sobre qualquer pessoa, inserir, fotos, documentos, áudio, vídeo, notas, referências, etc. Você pode importar uma base de dados GEDCOM, ou um arquivo CSV.

Este programa é multiplataforma, ou seja, roda em Windows, Mac OS e GNU Linux. É um projeto de código aberto, ou seja, livre. Também existe a versão portátil que você pode levá-la, instalada, no seu pendrive e utilizá-la em qualquer máquina com sistema Windows.

Anúncios