Tags

, , , , , , ,

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Livro de matrícula dos imigrantes entrados na Hospedaria do Estado de São Paulo

Por onde começar a pesquisar sobre genealogia?

A primeira e principal pesquisa, deve ser feita aos nossos pais, avós, tios, enfim, nossos familiares. Ai podemos coletar histórias, datas e locais de cada antepassado. A família, sem dúvida, é o ponto de partir para qualquer pesquisa genealógica.

De posse desses dados podemos através da internet buscar outros dados que nos levaram à outros familiares distantes no tempo. Esses mesmos que nos prepararam os caminhos para que pudéssemos estar aqui, nesta vida.

No Brasil há quatro endereços para pesquisa de imigrantes. Hoje vou fazer um breve relato do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, antiga Hospedaria que recebia os imigrantes que chegavam ao Porto de Santos, SP. O Museu, está localizado no bairro do Brás. Ali chegaram imigrantes de várias nacionalidades, sobretudo do norte da Itália. Mas não foram só os chegados no Porto de Santos que eram registrados na antiga hospedaria, meus avós português desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro, tendo sido lavrados os registros naquela cidade,  e quando migraram para São Paulo, também foram registrados na hospedaria paulista.

Para pesquisa é necessário ter paciência pois nem sempre nossos antepassados são apresentados no primeiro resultado da pesquisa, isso porque muitos sobrenomes, posso dizer dos meus antepassados italianos, foram trocados não só o sobrenome, mas até os nomes, que normalmente eram “abrasileirados”. Portanto, tente de diversas maneiras; troque letras; pesquise somente pelas primeira letras do sobrenome, etc.

Boa pesquisa.

Anúncios